Com o avanço da ciência, a Medicina Veterinária também se desenvolve cada vez mais e novas especialidades e recursos são utilizados para proporcionar tratamentos cada vez mais eficazes para os animais das mais variadas espécies.
Se você tem interesse em seguir na profissão, saiba que existem diversas possibilidades de atuação! Confira este artigo e conheça um pouco mais sobre as áreas!
O curso de Medicina Veterinária
Resumidamente, os veterinários estudam a saúde dos animais, prevenindo e realizando tratamentos contra doenças. Na maioria das vezes, o curso tem a duração de cincos anos. Nos primeiros semestres os alunos cursam matérias básicas, focadas no aprendizado dos principais conceitos da área.
O curso se segue com a realização de disciplinas de formação específica. Após esse período, o acadêmico deve realizar um estágio obrigatório e o TCC (Trabalho de Conclusão e Curso).
No geral, a formação é diversificada e promete uma visão ampla em relação à saúde dos animais e principais zoonoses.
Possibilidades do curso de Medicina Veterinária
A maioria das pessoas conhece a graduação de Medicina Veterinária como um curso que realizará a formação de profissionais que cuidam da saúde dos animais. Porém, existem outras possibilidades, além da prática mais conhecida. Veja:
1.Centro de pesquisa
Um dos setores de atuação dos profissionais de Medicina Veterinária é trabalhar em centros de pesquisa, buscando desenvolver novas tecnologias para o mercado, tanto para a área de saúde dos animais, como para a produção de itens específicos para as diferentes necessidades de cada espécie.
2.Indústria de produtos de origem animal
O veterinário pode atuar também fiscalizando o processo de produção de produtos de origem animal. Assim, o profissional auxiliar no desenvolvimento de itens livres de possíveis contaminações e doenças que podem atingir o ser humano.
3.Indústria de alimentos para animais
Na produção de produtos especialmente para animais, o profissional veterinário é essencial, pois é ele que trabalhará diretamente na produção de alimentos e diversos outros artigos que serão utilizados pelos bichinhos.
4.Agronegócio e produção animal
A veterinária permite que os profissionais possam atuar na área do agronegócio e produção animal. São diversas as funções que podem ser realizadas. Entre elas, a produção de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite, entre outros. O veterinário é responsável pela qualidade desses produtos.
Nessa mesma área, o profissional pode atuar na produção e criação desses animais, ajudando na manutenção da saúde e na nutrição.
5.Saúde pública na veterinária
Por fim, outra possível área de atuação dos veterinários é na área da saúde pública. Nessa carreira, o profissional tem como principal função garantir o controle de zoonoses e prevenir a contaminação de seres humanos.
Agora que você já sabe um pouco sobre as possíveis áreas de atuação da Medicina Veterinária, aproveite para conhecer o curso da UniAvan e fique sempre por dentro das novidades do nosso blog!