Os acadêmicos habilitados que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no dia 27 de novembro de 2022, devem justificar sua ausência até o dia 20 de janeiro. A solicitação deve ser feita pelo próprio site do Sistema Enade, o enade.inep.gov.br. A justificativa é ofertada apenas aos estudantes que não realizaram a prova por motivos previstos no edital, desde que tenham preenchido o Questionário do Estudante.
De acordo com o item 6.7 do edital, “A existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.” Para conferir o edital completo, clique aqui.
O Enade avalia o rendimento de estudantes concluintes de cursos de graduação. Na edição de 2022, participaram acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design de Interiores, Direito, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Psicologia.
Se você tiver alguma dúvida sobre o processo, entre em contato com a coordenação do seu curso.
Informações importantes do edital
19.2.1 Caberá exclusivamente ao estudante em situação de irregularidade apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for devida a ocorrência de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.
19.2.2 Caberá exclusivamente à IES, por ação direta do coordenador de curso, apresentar solicitação formal de dispensa da prova do estudante em situação de irregularidade, no Sistema Enade, quando a motivação da ausência for decorrente de compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade.