Os acadêmicos do segundo período do curso de Odontologia já começaram a repassar os ensinamentos que adquiriram na graduação. Na quarta-feira, dia 22, os alunos da disciplina de Odontologia Social e Preventiva 2 prestaram orientações com foco em prevenção e promoção da saúde bucal, para estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.
O trabalho de campo iniciou no mês de março, onde foi realizada uma coleta de dados com o Proeja para definir o perfil de trabalho e os temas a serem inseridos durantes as orientações. A atividade foi supervisionada pelos professores Thiago Nunes e Horace Houw.
Thiago explica que, após esse primeiro contato, a turma foi dividida em seis grupos que trabalharam temas como cárie, halitose, doença periodontal, doenças crônicas, dentre outros. Ele destaca que o exercício simula o trabalho desenvolvido no Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando os alunos a desenvolverem a oralidade e capacidade de trabalhar em grupo.
“Essa saída de campo faz os alunos terem esse contato interdisciplinar, força a interatividade com outras pessoas”, afirmou Thiago. “Na saúde pública é essencial que o profissional saiba conviver em grupo” completou.
Para a estudante de Odontologia Luana Dias de Oliveira, 18 anos, a experiência foi de grande valia. “Foi uma experiência nova. Muito legal aplicar na prática o que você vê na teoria. Você acaba aprendendo mais”, comentou.
Já a acadêmica Thuelen Caroline Mellão ressalta que é gratificante poder repassar à comunidade o que sabem. “A gente já começa a informar para a comunidade o que sabemos. Estamos aprendendo e praticando”. Durante as apresentações foram entregues kits de higienização bucal aos participantes.
Deixe um comentário