As acadêmicas de Gastronomia do Centro Universitário Avantis – UniAvan Roseline Lindor e Junie Pétiote embarcam em breve para a cidade de Joigny, na França, para um estágio de seis meses em um restaurante estrelado pelo Guia Michelin. Roseline e Junie, que são haitianas, estão na 4ª fase do curso e são bolsistas do Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade da UniAvan.
As acadêmicas estão recebendo apoio e orientações do Núcleo de Internacionalização da UniAvan (NINTER), departamento responsável por conduzir e intermediar todos os processos internacionais da instituição. A coordenadora do NINTER, Alessandra Monteiro Machado, acredita que a experiência vá mudar a vida profissional das acadêmicas. “Uma vivência internacional como essa certamente vai trazer muitos aprendizados e conhecimentos para as nossas alunas. Nós ficamos muito felizes, primeiramente, por poder conceder as bolsas de estudo para acadêmicos refugiados e agora mais ainda por vê-los alçar voos tão altos como esse. ”
O Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade foi criado em 2018 pela UniAvan e já contemplou 20 acadêmicos com bolsas de estudo nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia e Gastronomia.