O Grupo Escoteiro Suçuarana, de Balneário Camboriú, foi fundado, oficialmente, no dia 30 de julho de 2016. Antes disso, em fevereiro daquele mesmo ano, o Centro Universitário Avantis – UniAvan, entendendo o importante papel do movimento escoteiro na sociedade, abriu as portas de sua sede para que o grupo pudesse trabalhar no local. Desde então, a equipe continua atuando nas dependências da UniAvan, que disponibiliza grande parte de sua estrutura, e também em um terreno cedido pela prefeitura, que fica ao lado da instituição. A criação do grupo escoteiro recebeu o apoio do sócio-fundador da UniAvan, Artenir Werner.
Hoje, o Grupo Suçuarana atende crianças e jovens de 6 a 21 anos de idade e conta com 104 membros. Em 2018, foi declarado como de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e recebeu uma moção de congratulação pelos serviços prestados à comunidade. Também foi reconhecido pelos Escoteiros de Santa Catarina com os certificados de Grupo Padrão e Qualidade Legal. Além do apoio recebido pela UniAvan e pela prefeitura, o Grupo Escoteiro Suçuarana se mantém financeiramente por meio de contribuição associativa e doações.
Você conhece o escotismo?
O escotismo é um complemento educacional que atua na formação de crianças, adolescentes e jovens e é pautado em princípios e atividades que estimulam o cuidado com o meio ambiente, incentivo à liderança, aprendizado na prática, trabalho em equipe, responsabilidades e autonomia na tomada de decisões.
A prática tem o objetivo de desenvolver habilidades e técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; acampamentos, jornadas e jogos; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno. Os escoteiros participam de atividades como: acampamentos, jornadas, escaladas, rapel, etc. Além disso, aprendem a se orientar por bússola ou pelas estrelas, fazer fogueiras e cozinhar nelas e montar barracas e abrigos naturais.