Você sabe o que é inteligência emocional? Trata-se da habilidade de administrar as próprias emoções e usá-las ao seu favor. O estudante que tem essa capacidade consegue sentir, agir e pensar de forma mais consciente, o que, consequentemente, favorece os estudos.
Quer aprender a desenvolver essa técnica para não deixar que as emoções te controlem e conseguir ter um desempenho melhor na graduação? Confira o artigo!
Como a inteligência emocional pode favorecer os estudos?
A trajetória de um curso de ensino superior é marcada por diferentes desafios. Conciliar a vida profissional com os estudos, lidar com prazos de trabalhos acadêmicos e ir bem nas provas são alguns deles.
Isso sem mencionar família, relacionamentos e imprevistos que podem acontecer no percurso que geram medo, insegurança, tristeza, raiva, entre outros sentimentos.
A rotina pode ser exaustiva e estressante se você não agir com inteligência emocional. E mais: se você se deixar levar pelo turbilhão de sentimentos, poderá ter seu desempenho acadêmico prejudicado. Por essa razão, é importante saber administrar as emoções para alcançar objetivos!
Aprendendo a lidar com as emoções
Mas, afinal, como desenvolver essa habilidade? Há alguns pilares que você precisa se atentar:
Autorresponsabilidade
Assuma a responsabilidade por tudo o que acontece com você e não se compare com outras pessoas. Esse processo é fundamental para alcançar a estabilidade emocional!
Há muitas pessoas que têm o costume de dizer “fui mal na prova porque não tive tempo de estudar. A outra pessoa foi bem porque só estuda, nem trabalha”.
Pensamentos desse tipo não são saudáveis. Liberte-se desse mecanismo de autodefesa e se responsabilize pelos seus atos para conseguir melhorar.
Percepção e gerenciamento das emoções
Gerenciar suas emoções é determinante para agir com inteligência emocional. Mas, para isso, o primeiro passo é conseguir identificá-las.
Questione-se sobre o que você sente quando percebe uma baixa no rendimento acadêmico. O que despertou esse sentimento? Você consegue sair desse estado sozinho? Ter autoconhecimento irá te ajudar neste processo.
Em seguida, treine sua mente para lidar com suas emoções. Por exemplo, se você foi mal em uma prova, traga um novo significado a esse acontecimento. Em vez de pensar que fracassou, veja como uma fase de aprendizado e de criação de novas estratégias de estudo. Seja otimista e tente ver o lado positivo de cada situação!
Quando estiver sob pressão ou ansioso, como no momento de fazer uma avaliação, mantenha a calma, faça exercícios de respiração e foque no seu objetivo.
Foco
O foco complementa a habilidade de gerenciar as emoções! Conforme você lida com seus sentimentos, consequentemente, conseguirá se manter centrado no objetivo que pretende alcançar. No caso, o diploma de ensino superior.
Gostou do conteúdo? Para conferir mais dicas para melhorar seu desempenho acadêmico, continue acompanhando o blog da UniAvan!