Durante a graduação passamos por períodos em que o estudo pode se tornar massivo. O conteúdo programático conta com inúmeras disciplinas e um alto volume de informações que precisam ser absorvidas. Em um cenário como este, realmente pode haver a falta de tempo para estudar.
Porém, nem sempre é dessa forma. Muitas vezes nem nos damos conta, mas nosso cérebro nos sabota para que não consigamos estudar tudo aquilo que é necessário, protelando, por exemplo. Este artigo é para te ajudar a identificar e lidar com esse tipo de situação.
Como saber se você está se boicotando
O auto boicote pode acontecer com frequência, principalmente quando estamos passando por um período de grande estresse na instituição de ensino. Porém, é preciso aprender a identificar esse tipo de situação e resolvê-la, para que não impacte negativamente no seu aprendizado ao longo do curso.
Você já se pegou falando que ia estudar e simplesmente não conseguiu? Já planejou estudos, mas, em cima da hora, encontrou outras coisas para fazer? Isso já impactou diretamente em suas notas ou desempenho no curso? Se a resposta para uma dessas perguntas é sim, você está se autosabotando.
Mas, não se preocupe. Temos algumas dicas para te ajudar a superar a falta de tempo para estudar.
Dicas para superar a falta de tempo para estudar
O primeiro passo para quem deseja passar por cima da falta de tempo para estudar é o planejamento. Se você se planeja e faz jus ao que combinou consigo mesmo, pode equilibrar momento de lazer com os de estudo e, assim, a rotina não fica pesada.
É importante conhecer e respeitar os seus limites, mas você só saberá quais são no momento que chegar lá. Você precisa planejar algo que é factível. De nada adianta propor algo a si mesmo que não será uma realidade.
Fazer uma boa gestão de tempo também será de grande ajuda neste momento. Anote todos os compromissos e tarefas que devem ser feitas ao longo das semanas para identificar os horários livres que poderão ser dedicado aos estudos.
Depois, você pode pode programar as disciplinas que serão exploradas em cada horário. Assim, fica mais fácil garantir que toda matéria será estudada.
Além disso, também é preciso aprender a dizer não. Não para as distrações, não para a tecnologia, não para qualquer tipo de interrupção. Se você tiver um período apenas para você, focar se tornará muito mais simples.
Gostou das dicas que demos aqui e está pronto para colocá-las em prática? Para mais artigos como esse continue acompanhando o blog da UniAvan!