Um intercâmbio é um sonho para muitos brasileiros. Seja pela experiência de morar em outro país, pela especialização profissional ou crescimento pessoal, o fato é que sair do país para viver em uma terra desconhecida é um processo que vale muito a pena passar.
Você já pensou em sair do Brasil e estudar em outras universidades pelo mundo? Então certamente a ideia de fazer um intercâmbio já passou pela sua cabeça.
Mergulhar em culturas diferentes, conhecer outras pessoas e idiomas são apenas algumas das muitas vantagens que um intercâmbio pode ter para a sua vida.
Mas fazer um intercâmbio não é muito difícil?
E se você estiver com vontade de estudar fora, mas tem medo de não conseguir se virar sozinho em outro país, não precisa se preocupar.
Hoje, cerca de 70 mil brasileiros estão em algum tipo de intercâmbio universitário, e esse número é ainda maior se somado com outros tipos de bolsas e programas de estudo no exterior.
Ficou com vontade de arrumar as malas e buscar uma especialização fora do Brasil? Então vai se preparando, pois abaixo nós separamos algumas razões para você fazer um intercâmbio.
1 – Aprender de maneiras diferentes
Cada país e cultura possui um tipo distinto de ensinar. Então não espere que o ritmo de aprendizagem, o sistema de avaliação, dentre outras coisas, sejam iguais aos daqui.
Essas novas técnicas e didáticas irão te abrir a mente para outras áreas e, assim, te tornarão uma pessoa e profissional multifuncional, com um vasto repertório de conhecimento e cultura.
2 – Intercâmbio te faz uma pessoa madura
Quando saímos do nosso país, temos a chance de nos arriscar em novas experiências e descobertas, por mais difíceis que elas sejam. Estar distante do que nos é comum, como família, amigos, cultura e até do próprio idioma, é uma oportunidade única para crescermos e amadurecermos como pessoas.
Desse modo, desenvolvemos um senso de independência, seja ela financeira, profissional ou emocional, que dificilmente aprenderíamos em nossa zona de conforto.
O conhecimento é um investimento imensurável, e o fato de vivenciar o dia a dia, a rotina e até mesmo os problemas e dificuldades que outros países possuem faz parte da experiência, o que a torna muito mais enriquecedora.
3 – Intercâmbio estimula a criatividade
A experiência de um intercâmbio traz benefícios incríveis à criatividade. Segundo estudos realizados pela Universidade da Flórida, pessoas que são expostas ao multiculturalismo, ou seja, a diversas outras culturas, tendem a ser melhores em resoluções de problemas.
Esse conceito se chama “criatividade convergente” e consiste em usar conhecimentos e métodos que não são comuns à sua cultura, mas que se aplicam às suas necessidades.
Sendo assim, estar com outras pessoas, de outros países e outras culturas, te faz entrar em contato com maneiras diferentes de ver o mundo e, em consequência disso, de interpretá-lo melhor.
4 – Capacidade de aprender outros idiomas
A vantagem mais lembrada é que estudar no exterior te faz aprender (ou melhorar) um segundo idioma. E não é por menos, já que pesquisas indicam que a experiência em outro país é o melhor caminho para aumentarmos nossa competência em outra língua.
Mas não pense que é preciso ir a um país que não fala o seu idioma para poder melhorar o seu inglês, espanhol ou outra língua. Quer saber por quê?
Primeiramente, programas de intercâmbio estudantil acontecem em todo mundo, ou seja, você não irá encontrar apenas pessoas que falam o idioma do país em que você está, mas também outras que farão você entrar em contato com línguas estrangeiras as quais nem esperava.
5 – Estudar fora melhora o seu currículo
Além de todas as vantagens citadas acima, você verá a sua carreira passar por uma reviravolta após essa experiência. Pesquisas apontam que candidatos a uma vaga de emprego que fizeram algum intercâmbio são muito bem-vistos pelo mercado.
Segundo o levantamento, isso acontece porque muitos empregadores enxergam nesses candidatos qualidades positivas. Chamadas de soft skills, essas capacidades são mais subjetivas e não necessariamente ligadas à função exercida. Por exemplo, habilidades como resolução de problemas, confiança, autoconhecimento, independência, pro atividade, maior entendimento intercultural e interpessoal e domínio de um segundo idioma.
6 – Grandes amizades e uma rede de contatos
As pessoas que você encontra, convive e estuda durante o período do intercâmbio serão o mais próximo que você terá de uma família e rede de apoio em outro país. Esses contatos farão com que a saudade da terra natal e do que era familiar seja menor.
Essas pessoas que você conhece no exterior não irão desaparecer, muito pelo contrário! A aproximação e a situação semelhante que todos se encontram tornam a experiência mais empática, criando grandes laços.
Para além do intercâmbio, essas mesmas pessoas podem se tornar contatos profissionais no futuro. Ou seja, além de grandes amizades, você faz um networking de nível internacional, podendo ser recomendado para vagas em multinacionais ou até no exterior.
Quer fazer um intercâmbio? A UniAvan pode te ajudar!
O Centro Universitário Avantis – UniAvan vem crescendo e se posicionando como uma instituição de ensino superior de excelência. E isso se reflete nas parcerias que temos feito com instituições internacionais, de igual relevância e qualidade de ensino.
A UniAvan possui convênio com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e com a Universidade Egas Moniz, referência na área de saúde no país.
Fique por dentro dos editais para abertura de vagas ou procure o Núcleo de Internacionalização (NINTER) para mais informações.
A UniAvan quer que você vá cada vez mais longe
O Centro Universitário Avantis – UniAvan possui toda a estrutura necessária para você sair daqui com uma carreira brilhante pela frente. A UniAvan tem nota máxima no MEC e possui a infraestrutura certa para você ir cada vez mais longe.
Se você acha que essa notícia pode ajudar alguém que está interessado em fazer um intercâmbio, envie essa matéria ou compartilhe em suas redes sociais. Saiba mais sobre os convênios UniAvan clicando AQUI.