Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia.
As iniciativas de cunho social desenvolvidas pela UniAvan garantiram mais uma vez ao Centro Universitário o título nacional de “Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). O reconhecimento levou em conta as ações de enfrentamento ao coronavírus realizadas neste ano, além de serviços fixos ofertados, gratuitamente, à comunidade como atendimento odontológico, acompanhamento psicológico e assessoramento jurídico.
O Centro Universitário foi pioneiro em oferecer atendimento gratuito de fisioterapia para pacientes que tiveram coronavírus e ficaram com dificuldades respiratórias ou comprometimento motor. Outro destaque foi o projeto “cuidando de quem cuida”, que disponibilizou sessões fisioterapêuticas para profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à covid-19, visando restabelecer tensões acumuladas nas jornadas de trabalho.
Além disso, a instituição ofertou acolhimento psicológico online e gratuito com psicólogos egressos durante a pandemia, caso alguém precisasse conversar. Segundo a reitora da instituição, Dra. h. c. Isabel Regina Depiné Poffo, o reconhecimento foi resultado de um esforço multidisciplinar.
“A pandemia trouxe uma realidade que não esperávamos viver na educação e em nenhuma outra área de nossas vidas. Tivemos que nos adaptar rapidamente e exercitar o respeito, a empatia e a humildade com um amanhã incerto. Contamos com a disponibilidade de toda a comunidade acadêmica para, na medida do possível, poder ajudar as pessoas a passar por este momento, principalmente quem mais necessitava. E é muito gratificante ver o quanto foi unido forças para contribuir com toda a comunidade”, declarou a reitora.
A UniAvan ainda fez diversos investimentos de biossegurança contra o coronavírus para voltar a atender com segurança as pessoas nas clínicas odontológicas e de fisioterapia, no Núcleo de Práticas em Psicologia (NPP), no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e em outros setores. A instituição é reconhecida com o selo de Responsabilidade Social desde 2012.