Ação promovida pela parceria entre a UniAvan e o BC Trânsito busca levar mais conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.
Para conscientizar a população sobre a importância do comportamento seguro no trânsito, no domingo (15/5), será realizada a Caminhada pela Vida no Trânsito, como parte da campanha Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas. A saída está agendada para às 9h, na Rua 3000, e seguirá até a Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú (SC). Realizada por alunos e professores do curso de Psicologia da UniAvan em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito – BC Trânsito, a ação contará com a distribuição de materiais socioeducativos e a abordagem da população.
“Por mais que se tenha legislações cada vez menos brandas, fiscalizações mais rígidas e acesso à informação, ainda se vê muita gente descumprindo com o seu dever de cuidar de si e do próximo, e abrindo mão de atitudes que muitas vezes são simples e podem fazer toda a diferença. É isso que queremos combater com essa ação”, afirma a professora de Psicologia da UniAvan Beatriz Hering Faht. A caminhada terá como público-alvo todas as pessoas envolvidas com o trânsito e, por isso, os participantes querem abordar e levar conscientização não somente aos motoristas, mas também aos pedestres, ciclistas, entre outros que estiverem no local.
A professora conta que, além de estimular a conscientização social, a ação ainda busca oportunizar aos estudantes o conhecimento sobre a atuação do psicólogo do trânsito, abrangendo desde as suas responsabilidades, as ações socioeducativas, a elaboração e implantação de programas de educação e segurança do trânsito, entre outros.
Promovida pela parceria entre a Associação dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú, o BC Trânsito e a Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da UniAvan, a campanha busca estimular a união entre o poder público e a comunidade. “Estamos fazendo um convite para que todos venham salvar vidas conosco. Faça a sua parte. Siga as regras e transite com segurança”, acrescenta a psicóloga e agente de trânsito, Inês Arend.
Por saber a importância do tema, em anos anteriores, acadêmicos e professores do curso de Psicologia da UniAvan já elaboraram ações de apoio ao Maio Amarelo na cidade com dramatizações nas calçadas e semáforos que simulam a morte no trânsito, abordagem de pedestres e condutores com questionários sobre as suas condutas, exposição de veículo destruído em acidente, entre outros.
SERVIÇO
Caminhada pela Vida no Trânsito – Maio Amarelo
Data: 15 de maio (domingo)
Horário: 9h
Local: saída na Rua 3000. Caminhada até a Praça Almirante Tamandaré, Balneário Camboriú (SC)
GRATUITO