Os alunos do curso de pedagogia da Uniavan estarão presentes no congresso, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro, das 8h às 17h, no Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú.
Esta é uma ótima oportunidade de promover o aprendizado e trocas de experiências, para a efetividade de uma educação inclusiva. Durante o evento, os alunos da Uniavan terão um papel ativo e muito importante, com demonstrações práticas em uma sala multissensorial, montada em parceria com a Bambino Implementos, empresa que cederá os móveis para o espaço.
A importância do espaço sensorial
Pensar os espaços escolares com uma arquitetura multissensorial, possibilita além da experiência acolhedora, estimula e aguça os sentidos e promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Estes locais são fundamentais para propiciar autonomia, investigação, e contribuir para a inclusão de todos, onde cada experiência de aprendizagem pode ser potencializada, por meio de estímulos sensoriais variados, com luzes, sons, texturas e aromas.
As reflexões pedagógicas sobre o processo de aprendizagem estão diretamente relacionadas ao espaço em que este processo ocorre. Espaços bem planejados e adaptados são essenciais para potencializar as experiências educativas, permitindo que todos os alunos possam aprender de maneira significativa.
Com essa visão, o curso de Pedagogia da Uniavan busca preparar seus acadêmicos para se tornarem professores pesquisadores, ressignificando a educação e promovendo a inclusão.
Confira a programação completa do congresso.
Vamos juntos refletir e agir por uma educação mais inclusiva!