Balancetes, gráficos, números e relatórios diversos… Quando falamos das carreiras em administração e liderança, elementos como esses logo vêm à mente, certo?
Pilar fundamental para a gestão estratégica de negócios, as profissões ligadas a essas áreas do conhecimento desempenham papéis muito importantes para a superação de adversidades e desafios organizacionais. Mas as missões vão muito além disso!
Em um mercado repleto de opções, os administradores precisam dominar os campos ligados à gestão de pessoas, ao marketing e vendas, entre muitas outras. E isso é apenas um spoiler…
Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir todas as potencialidades desta área de atuação: como se desenvolver, habilidades e competências necessárias atualmente, tendências e muito mais. Boa leitura!
Curso de Administração: visão geral
O curso de Administração visa preparar os acadêmicos para uma gestão organizacional eficiente. Afinal, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, é importante que os recursos financeiros e humanos disponíveis sejam utilizados com assertividade.
Nesse sentido, a ideia é atender às necessidades da população com eficácia. Para atingir objetivos como esse, além de desenvolver os estudantes em muitas frentes, os currículos contam com diversas disciplinas, como conhecimentos ligados à contabilidade, finanças, gestão financeira, administração de pessoas, marketing e empreendedorismo, por exemplo.
A partir da visão em 360º, a formação dá aos futuros profissionais a possibilidade de atuar em diferentes setores dentro de uma empresa.
Carreiras em administração e liderança
As carreiras em administração e liderança são muitas e possibilitam a aplicação de excelentes iniciativas no âmbito organizacional. Conheça algumas das principais áreas que podem contar com a expertise dos administradores.
- Marketing
Coloca em prática ações e estratégias que potencializam a divulgação de produtos e serviços, o que contribui para o aumento nas vendas.
- Projetos
Aqui, o foco está no acompanhamento completo de projetos diversos, antes mesmo de eles tomarem forma. A atuação profissional está voltada aos resultados, com avaliações internas, estudos sobre o que deu certo ou o que precisa ser revisto, etc.
- Qualidade
A melhoria contínua dos processos, como forma de garantir a qualidade do que é ofertado aos consumidores, se refere a um dos principais papéis da qualidade.
- Recursos humanos
Recrutamento e seleção, desenvolvimento, benefícios, correções salariais: esses e muitos outros tópicos são acompanhados de perto pelo RH.
Desenvolvimento profissional em administração
Diante de tantas possibilidades, ir além é essencial! Por isso, é importante que os profissionais de administração se desenvolvam e aprimorem conhecimentos continuamente.
Veja algumas dicas valiosas nesse sentido:
- faça uma pós-graduação;
- participe de workshops e outros cursos rápidos;
- dialogue com outros profissionais do segmento;
- siga influenciadores da sua área de atuação.
Importância da liderança nas organizações
O papel dos administradores também é essencial quando nos referimos à liderança. Um gestor está na ponta de todos os processos, deve acompanhar de perto o seu time e, junto à diretoria, por exemplo, implementar tudo aquilo que seja relevante para incrementar resultados, manter a equipe engajada e motivada, etc.
Ou seja, a função do administrador não se limita apenas a análises táticas. Ela também abrange o aspecto crucial do relacionamento humano. Um dos principais objetivos da administração é assegurar que os colaboradores estejam em sintonia com os valores da organização, promovendo, assim, a sinergia entre eles.
Um excelente líder deve ser estratégico. Para isso, deve reunir competências e habilidades como:
- adaptabilidade a diferentes cenários;
- clareza e respeito na comunicação;
- excelente embasamento para a tomada de decisão;
- habilidade de delegar tarefas.
Oportunidades de carreira em gestão estratégica de negócios
Setores ligados à tecnologia são apenas alguns com crescente demanda por profissionais especializados em gestão estratégica de negócios. Ou seja, os administradores são cada vez mais necessários na atualidade.
A disrupção típica dos dias de hoje, impulsionada por avanços tecnológicos e novos modos de trabalho, exige o olhar atento dos gestores. A padronização de atividades, o regulamento de determinadas funções e a implementação de diretrizes que regularizem modelos, como o home office, são peças-chave da contemporaneidade.
E você, já está por dentro do novo momento nas carreiras em administração e liderança?
Tendências de administração e liderança
Falando isso… Prepare-se!
Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, não faltam tendências nessa área de atuação. Elas já estão entre nós, vieram para ficar e certamente serão ainda mais comuns. Entre as principais, estão:
- foco na responsabilidade socioambiental;
- intensa análise de dados;
- olhar atento à experiência do consumidor;
- utilização de recursos de inteligência artificial.
Construa uma carreira de sucesso em administração e liderança
Aqui na Uniavan, você encontra diversas opções de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de administração e liderança. Estamos prontos para guiá-lo rumo a uma jornada repleta de conhecimentos.
Esteja ao nosso lado e veja as possibilidades de crescimento se tornarem reais. Fale com a Uniavan agora mesmo e descubra o que podemos fazer por você.