Os calouros de Engenharia Civil puderam ter uma visão diferenciada das teorias aprendidas em sala de aula. Acompanhados da professora Talita Pils, na disciplina de Introdução à Engenharia, os alunos foram até o Estaleiro Teporti, em Itajaí, para conhecer um canteiro de obras ondo são construídos alguns dos módulos componentes de FPSOs Replicantes da Petrobras.
As FPSOs são plataformas flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo. Os módulos construídos em Itajaí são de dois tipos: módulos destinados à produção de energia elétrica e módulos de desidratação de gás combustível. Na visita, os alunos puderam subir em um dos módulos de produção de energia, já em fase de conclusão, e visualizar outros módulos em fases menos adiantadas de construção.
A professora explica que as instalações visitadas são do Consórcio MGT, contratada da Tupi BV (PETROBRAS e parceiros) para a construção de tais módulos, que serão utilizados exclusivamente em navios plataforma dedicados à exploração de petróleo do pré-sal. “Esta visita teve como objetivo agregar conhecimentos práticos sobre o cotidiano de um canteiro de obras, bem como proporcionar o contato direto dos acadêmicos com profissionais da engenharia. Na ocasião, os alunos foram guiados por quatro engenheiros da Petrobras de diferentes áreas (Civil, Mecânica e de Segurança), que explicaram com detalhes o cotidiano da obra e as peculiaridades do projeto”, ressalta.
Deixe um comentário