Mais uma vez a Faculdade Avantis é uma das instituições parceiras do projeto Voo Livre, da Apae de Florianópolis, que promove há 21 anos uma colônia de férias de 10 dias para pessoas com deficiência intelectual, motora ou múltipla. A iniciativa é realizada com dois grupos por ano e, nesta edição, está contemplando cerca de 80 pessoas. Durante dois dias os participantes, acompanhados por uma equipe multidisciplinar de profissionais, ficará alojado na sede da Faculdade.
Em Balneário Camboriú, o roteiro inclui visita ao Cristo Luz, onde eles participam também de uma confraternização, além de um dia no Barco Pirata, uma das novidades desta edição. “Trata-se realmente de um momento de inclusão, onde eles conhecem novos lugares e confraternizam com outras pessoas. Além de todos os parceiros, contamos com uma equipe de monitores habilitados e extremamente dedicados, que têm todo o cuidado com a alimentação, higiene e medicação deles nesse período”, comenta o terapeuta ocupacional e coordenador da segunda etapa da colônia de férias, Rafael Ferreira Borges.
Rafael também destaca que, além de promover momentos de lazer e diversão, esta é uma experiência interessante para os participantes e seus familiares. “Eles têm essa experiência de estar longe da família e experimentar, de certa forma, a independência. Já os familiares têm um período de descanso. O mais gratificante é ver a emoção do reencontro depois desses 10 dias, sabendo que eles tiveram dias de alegria e descontração”, completa.
Santina Otília Pereira é uma das participantes veteranas mais animadas do grupo e diz estar ansiosa pelo passeio no Barco Pirata. Já Lidiane da Rosa Marques, da Apae de Florianópolis, estava animada para a festa no Cristo Luz. “Vou dançar bastante”, ressalta.
Este é o terceiro ano em que a Avantis cede o espaço para a colônia de férias. Nos 10 dias, a instalação principal deles é a Base Aérea de Florianópolis. O projeto Voo Livre conta com o apoio de diversos parceiros para a programação, que inclui diversos passeios também em pontos turísticos de cidades da Grande Florianópolis.
Deixe um comentário