O comércio exterior é uma área que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. Quando uma empresa brasileira compra de uma empresa estrangeira, essa operação é chamada de importação. Quando é a empresa brasileira que vende para outro país, a operação é chamada de exportação.
Há uma série de regras e leis que devem ser respeitadas nessas transações comerciais entre países, e quem trabalha com comércio exterior deve ter um profundo conhecimento desses procedimentos.
Saiba mais sobre a carreira na área de comércio exterior, qual curso fazer e onde estudar!
O curso de Comércio Exterior
Existem duas opções de graduação para quem quer estudar Comércio Exterior: o bacharelado, com duração de quatro anos, e o tecnólogo, com duração de dois anos. Ambos conferem diploma de nível superior.
No bacharelado, o aluno tem uma visão mais generalista da profissão, com uma carga maior de disciplinas básicas e teóricas. Já o curso tecnólogo concentra em dois anos as disciplinas essenciais para o exercício da profissão, preparando o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho.
A carreira em comércio exterior
Quem pretende seguir carreira na área de comércio exterior tem algumas opções de formação, podendo fazer o bacharelado em Administração ou Economia, seguido de uma pós-graduação, ou optar por um curso superior tecnólogo em Comércio Exterior.
As atividades que esse profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como:
- importação;
- exportação;
- transações cambiais;
- despacho e legislação aduaneira;
- prospecção e pesquisa de mercados;
- definição de planos de ação;
- negociação e execução de operações legais;
- contratos;
- logística internacional;
- controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos.
O profissional de comércio exterior
O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras, empresas de logística, entre outras, além de estar apto para ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
É uma profissão que exige conhecimentos profundos de direito e legislação, economia e matemática. Ao contrário da profissão na área de relações internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no comércio exterior, o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.
Fazer um estágio ou trabalhar como trainee é um passo importante na carreira. Dessa forma, o profissional entra em contato com a área na prática e pode ter uma visão mais clara das atividades nas quais vai querer se especializar no futuro. Normalmente, o profissional de comércio exterior começa a carreira como analista, podendo chegar a diretor após alguns anos de experiência.
Conhecer outros idiomas é obrigatório para trabalhar na área de comércio exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual se realiza transações comerciais.
Entenda o mercado de trabalho
As expectativas para quem quer seguir carreira na área de comércio exterior são muito boas, porque o mercado de trabalho tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. Para se destacar na profissão, contar com conhecimentos aprofundados em legislação, economia e direito podem ser diferenciais.
Sobre a remuneração desse profissional, vai depender bastante da experiência e do local de trabalho. O portal Trabalha Brasil aponta que, no começo da carreira, o salário fica em torno de 2 mil reais, mas com experiência, pode ultrapassar o valor de 8 mil reais.
Venha para a UniAvan!
Aqui você encontra salas especiais, laboratórios, biblioteca virtual com milhares de exemplares, material didático impresso gratuito, além de professores com experiência no mercado de trabalho. O Centro Universitário Avantis – UniAvan possui nota máxima no MEC e já formou milhares de profissionais de sucesso, e você pode ser o próximo!
Veja outros Guias de Carreira clicando aqui.