O chefe de Polícia da cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Marcos Bomfim, palestrou sobre o tema “Diferentes Sistemas de Segurança Pública” aos alunos do curso de Direito, na quinta-feira, dia 28. Brasileiro com cidadania americana, o profissional fez um comparativo entre o sistema no Brasil e nos Estados Unidos.
Ele defende que o Sistema Brasileiro de Segurança Pública, desde sua formatação na Constituição Federal de 1988, tem apresentado diversas falhas ou ineficiências em sua legislação, fazendo resultar índices altíssimos de violência nas grandes cidades e regiões metropolitanas do país.
Na conversa, Marcos citou a importância dos policiais sempre deixarem de lado as próprias vaidades e interesses em busca de maior eficiência no combate ao crime. Ao citar seu trabalho nos Estados Unidos, destacou que no país o Governo não interfere nas leis locais, que são diferentes dependendo de cada Estado. “A partir do momento em que você prende alguém, ele passa a ser responsabilidade do presídio. E o policial vira testemunha ocular de todo o acontecimento”, contou.
Outro ponto abordado por Marcos foi de que onde ele atua os cargos de xerifes ou chefes de departamentos são feitos por escolha popular, levando em conta o merecimento e histórico ético da pessoa, e não por concursos. Esses profissionais não precisam de titulação justamente porque é imprescindível que respeitem os limites de cada função, não interferindo na atuação executada por algum policial de menor cargo, o que garante a segurança em ações de risco, por exemplo.
Deixe um comentário