A Avantis é uma das instituições parceiras do projeto Voo Livre, da Apae de Florianópolis. Criado há 20 anos, a iniciativa promove uma colônia de férias de 10 dias para pessoas com deficiência intelectual, motora ou múltipla, onde os cerca de 30 participantes por fase conhecem diversos pontos turísticos e de lazer. Em Balneário Camboriú, o roteiro inclui uma visita ao Cristo Luz e Parque Unipraias. Durante dois dias o grupo, acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, ficará alojado na sede da Faculdade.
A fisioterapeuta e coordenadora do projeto, Fernanda Felizola, explica que a ação é desenvolvida sempre no mês de janeiro e contempla cerca de 60 pessoas por edição, divididas em dois grupos. Durante os 10 dias, a instalação principal deles é a Base Aérea de Florianópolis, contando com o apoio de diversos parceiros para a programação que inclui ainda um dia no parque aquático, passeio de Stand Up, dentre outros roteiros.Para Fernanda, além da diversão, inciativas como essa são fundamentais no desenvolvimento dos participantes em diversos aspectos. “Nosso principal objetivo é promover a diversão. Mas eles melhoram a socialização, começam a interagir, conquistam mais autonomia, além de ser uma importante ferramenta de inclusão, pois proporciona uma vivência que muitos deles nunca tiveram”, destaca.
Jair da Silva Morais, 30 anos, é um dos participantes da colônia de férias. Ele pode até se confundir ao falar sobre quantas vezes já esteve no projeto, mas é rápido ao destacar o que mais gosta durante os passeios. “Gosto de tudo, mas adoro a piscina”, revela.A psicóloga Caroline Varela, que acompanha os trabalhos, avalia que as mudanças de muitos deles são visíveis depois dessa experiência. “Melhora a parte comportamental, psicológica, mas vimos uma evolução na autoestima, através dessa sensação de bem-estar que os passeios proporcionam”, ressalta.
Além das duas supervisoras, monitores de educação especial auxiliam nas atividades durante todo o período. Este é o segundo ano em que a Avantis cede o espaço para a colônia de férias.
Deixe um comentário