Sete dias, mais de 160 horas e um mesmo objetivo: conhecer os estabelecimentos de saúde da região e a complexidade do sistema público. Essa foi a rotina das acadêmicas de Odontologia Vanessa Silveira e Tatiane Chirolli, que foram selecionadas a participar do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) da Foz do Rio Itajaí-açú.
O projeto faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, instituições de ensino superior e as Prefeituras de Balneário Camboriú, Piçarras, Itajaí e Penha, para aproximar e sensibilizar os estudantes universitários da área de saúde e outras, quanto aos desafios inerentes à implantação do sistema de saúde no país. “Ficamos sabendo do projeto através do professor Thiago Nunes e nos interessamos. Essa experiência está sendo maravilhosa, levaremos para toda a vida. Inclusive, muitos dos conhecimentos queremos aplicar e divulgar na faculdade”, afirma Vanessa.
Após um processo de seleção, elas foram aprovadas e representam a Faculdade Avantis nas capacitações. “Houve um certo receio delas no início, pois perderiam atividades de outras disciplinas. Porém, com apoio da coordenação do curso, a iniciativa pêde ser concretizada”, ressalta Thiago Nunes, professor de Odontologia Social e Preventiva.
A farmacêutica e membro da comissão organizadora do VER-SUS, Ana Caroline Machado, explica que através de formações, os cerca de 40 participantes visitaram unidades de saúde de atenção básica, média e alta complexidade, além de ONGs, centros de convivência de idosos e cooperativas de lixo. “À noite, no hotel, as dinâmicas se deram por rodas de conversa para discussão dos eixos norteadores das conferências de saúde”, complementa Ana Caroline. Todas as despesas de hospedagem, alimentação e transporte foram custeadas pelo Governo Federal.
Deixe um comentário