A ideia da criação da horta veio do professor Carlos Bortolato e foi realizada pelos alunos sob o comando das professoras Maiara Heidmann, Suzane Concatto e Marina Gonçalves e está relacionada à Curricularização da Extensão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo EAD, e Design de Interiores.
O objetivo do projeto é incentivar a comunidade a cultivar alimentos orgânicos para consumo próprio. São diversas opções de hortaliças disponíveis e prontas para o plantio, como: salsinha, tomilho, agrião, alface, manjericão, beterraba, entre outros vegetais.
Como funciona?
As mudas podem ser retiradas de maneira gratuita e estão localizadas na cerca da Uniavan de Balneário Camboriú, assim as pessoas que passam pelo local podem pegar a sua muda e levar para casa.
A ideia do projeto
Com a intenção de utilizar materiais reciclados, como cordas e garrafas PET, para receber a composição orgânica, onde as mudas ou as plantinhas são depositadas, os alunos puderam por meio de uma produção caseira, produzir as mudas em casa e montar a horta na Uniavan. O que surpreendeu o professor Carlos foi o engajamento dos acadêmicos para o sucesso do projeto. “Muitos deles fizeram a produção aqui, o que gerou uma socialização entre os alunos.”
A ação já é um sucesso, em apenas poucos dias quase todas as plantas foram levadas pela comunidade.