Cada vez mais, os profissionais estão trilhando caminhos diversos em suas carreiras, transitando para novos segmentos e abraçando desafios.
Muitas pessoas estão optando por migrar para a área de TI (Tecnologia da Informação), que está em constante crescimento e grande demanda de profissionais capacitados em vários ramos.
Você também quer entrar nesse mercado? Então confira as nossas dicas para uma ótima transição de carreira. Boa leitura!
Autoavaliação e exploração da área
Para escolher em qual ramo da TI seguir, é preciso refletir e compreender quais são as suas habilidades e interesses. Existem diversas possibilidades de atuação, que vão além do desenvolvimento de softwares, por exemplo. Você pode trabalhar com análise de dados, segurança cibernética, gestão de projetos, administração de redes, suporte e muito mais.
Pesquise sobre os cargos com alta procura, o dia a dia profissional deles, as certificações necessárias e características como, remuneração e perspectivas para o futuro. Em conjunto com isso e analisando o que faz sentido para você, escolha uma área específica para se dedicar.
Aquisição de conhecimento e habilidades
É interessante buscar um curso de graduação, para atuar em TI. Dependendo da função escolhida, uma pós-graduação é uma boa opção.
Além disso, busque por cursos de extensão e certificações. Algumas das formações que você pode procurar fazer são a ITIL, em gerenciamento de serviços; CISSP, em arquitetura de segurança da informação; e PMP, para gestão de projetos.
Networking
Formar a sua rede de contatos é fundamental para adentrar em qualquer área. Iniciar uma graduação ou pós-graduação também ajuda nisso, garantindo contato com colegas e professores que podem estar bem posicionados no mercado.
Esse aspecto de comunidade irá ajudar você a crescer, adquirir novos conhecimentos, ter uma noção maior do dia a dia da profissão e encontrar boas vagas de emprego no futuro.
Também é uma boa ideia procurar um mentor, profissional mais experiente e bem-sucedido que possa estar ao seu lado para oferecer conselhos e orientações, além de apresentar detalhes sobre o dia a dia de trabalho.
Experiência prática
Um aspecto que os empregadores mais observam é o portfólio. Para preparar o seu e alimentar o currículo, é necessário criar alguns projetos, se envolvendo em iniciativas na faculdade e também elaborando ações pessoais, que coloquem em prática as suas habilidades.
Preparação e transição
Após algum tempo de estudo e prática, é hora de iniciar a busca por oportunidades! Antes de mais nada, prepare bem o seu currículo, salientando a experiência já adquirida e outras habilidades relevantes, como as suas soft skills: competências relacionais, emocionais, de resolução de problemas, de gestão e de comunicação.
Seja paciente e lembre-se: você terá que começar do zero, em vagas que talvez não sejam o seu emprego dos sonhos. Mas dando os primeiros passos com dedicação e planejamento, a sua transição de carreira será bem-sucedida!
Procurando uma graduação ou pós-graduação para apoiar a sua transição?
Conte com a gente! Aqui, na Uniavan, você encontra cursos de ambos os níveis em formato presencial, EaD híbrido e EaD Digital, para começar a sua jornada em Tecnologia da Informação da melhor forma possível.