Nem sempre os momentos no ambiente de trabalho são tranquilos ou fluem como as pessoas gostariam. Seja por causa de prazos apertados, demandas complexas ou relações interpessoais complicadas, muitas vezes, os profissionais precisam atuar sob pressão.
A capacidade de se adaptar a essas situações não é algo que surge da noite para o dia, mas sim resultado de muita prática, foco e determinação para superar as adversidades.
Quer saber como enfrentar isso de maneira eficiente? Continue a leitura e conheça cinco estratégias que os melhores profissionais do mundo corporativo usam para executar as suas atividades sob pressão.
Gerencie o seu tempo
O tempo é o bem mais precioso que existe e, quando sabemos usá-lo, somos mais produtivos. Afinal, todo mundo tem 24 horas no seu dia, o que diferencia uma rotina da outra é a forma como cada um gerencia a gerência.
Nesse cenário, é importante entender os padrões de comportamento, descobrindo quais são os inimigos do seu rendimento. Veja algumas táticas que podem ajudá-lo no cotidiano:
- defina quais são as suas cinco maiores distrações e busque soluções para elas;
- monte um cronograma;
- determine objetivos e prioridades;
- anote as ideias;
- finalize uma atividade antes de iniciar outra;
- abra só os programas que você precisa para executar determinada tarefa no computador;
- desabilite os sons de aviso do celular;
- restrinja os horários de acesso às redes sociais;
- organize a mesa de trabalho para o dia seguinte.
Pratique mindfulness
O nervosismo é um dos maiores vilões dos profissionais, afinal a falta de calma leva pessoas focadas e inteligentes a cometer erros grosseiros em diversas situações. Para que isso não aconteça, pode-se adotar a prática de mindfulness.
O termo significa atenção plena, e refere-se à técnica de se concentrar totalmente no presente, incorporando vários aspectos e formas de meditação para aliviar a ansiedade e o estresse.
Veja como inserir essa tática no seu dia a dia:
- Permita-se “sentir”: procure discernir as suas emoções e entender como elas funcionam.
- Cultive a gratidão: seja grato pelas suas conquistas e veja o lado bom da vida, sempre buscando superar as adversidades.
- Perceba seus hábitos: o autoconhecimento é a chave. Observe a maneira que você anda, fala, respira e age, entendendo o seu ciclo de funcionamento para regulá-lo.
- Analise o ambiente: tão importante quanto se conhecer é compreender o espaço ao redor. Tenha noção do que está acontecendo nos lugares e sincronize o seu “eu” com o mundo em volta.
Estabeleça limites e defina expectativas
Uma das razões que mais leva as pessoas ao famoso burnout é a pressão contínua em ambientes sem limites, por isso, é importante saber defini-los. A decisão de impor barreiras está diretamente conectada às expectativas.
Para entender até onde pode-se chegar, primeiro é preciso saber o que você deseja alcançar. A partir do momento em que suas metas, prazos e escopos de atividades são estipuladas não há motivo para excedê-los.
Expectativas derrotam uma pessoa desprevenida, mas, com um planejamento adequado, qualquer cenário fora dos planos não irá preocupá-lo.
Cultive hábitos saudáveis e o autocuidado
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de algum transtorno mental e, conforme a Associação Brasileira de Recursos Humanos, isso tem se tornado uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho, representando cinco a cada dez casos.
Diante desse cenário, a adoção de hábitos saudáveis é vital para qualquer profissão, como:
- dormir 8 horas por dia;
- desenvolver um cronograma de pausas entre as atividades;
- não misturar o tempo livre com o trabalho;
- cuidar da alimentação;
- praticar exercícios físicos;
- passear ao ar livre;
- realize consultas e exames de rotina.
Busque apoio e comunique-se
Em diversas ocasiões, os sentimentos podem transbordar, fazendo com que os profissionais tenham reações negativas. As situações que pressionam as pessoas são o principal gatilho para isso acontecer, porém, antes do “estouro”, há sinais característicos, como:
- cansaço físico e mental extremo;
- dores de cabeça frequentes;
- insônia;
- sentimentos negativos, tal qual sensação de fracasso, insegurança e desesperança;
- alterações repentinas de humor;
- isolamento;
- problemas gerais de saúde.
Nesses casos, não ter medo de pedir ajuda é fundamental. Sempre conte com o auxílio de colegas e amigos, busque apoio especializado de psicólogos e psiquiatras e fale com quem você confia sobre as suas emoções.
Prepare-se para encarar o mundo profissional
São muitos os ambientes que irão pressionar os profissionais, os colocando em situações complexas, mas esse é apenas um dos vários aspectos do universo corporativo.
Considerando isso, é preciso estar pronto para superar os desafios que irão surgir pelo caminho. Na Uniavan, você encontra um processo acadêmico feito para formar os melhores especialistas do mercado de trabalho. Acesse o site e saiba mais.