Todo profissional precisa reconhecer que indicações, parcerias de negócio e trocas de aprendizagem são fundamentais para o progresso de sua carreira. A ligação entre esses assuntos se chama networking!
Termo muito usado nos âmbitos corporativos desde os tempos antigos, vem se estendendo cada vez mais à rotina de estudos. Afinal, a maioria das redes de contatos, de fato, nascem dentro do ambiente acadêmico, certo?
Quer saber mais sobre o que é networking e como começar a criar as suas conexões no ensino superior? Continue a leitura!
O que é networking?
Rede/canal de comunicação na tradução para o português, o termo se refere à estratégia de estabelecer e manter conexão com pessoas que podem oferecer apoio, aconselhamento, informações, oportunidades de trabalho ou colaborações.
No dia a dia, é muito mais fácil entender e reconhecer essa prática, pois ela está presente em cada atitude que tomamos em relação aos nossos relacionamentos com os outros. É por meio do networking que conseguimos desenvolver uma rede de contatos, o que garante diversas vantagens à nossa rotina, como:
- indicações profissionais;
- oportunidades de negócio;
- novos aprendizados;
- visibilidade no mercado de trabalho;
- vendas inéditas e exclusivas.
4 principais tipos de networking
Existem diferentes tipos de rede de contatos e cada um conta com um objetivo específico. Conheça os quatro modelos principais:
- Acadêmico
Esse tipo de networking foca na aprendizagem e na troca de conhecimento e experiências sobre os temas estudados. Desempenha um papel de protagonismo na disseminação de notícias e eventos relevantes para as comunidades científicas, além de fortalecer as colaborações em pesquisas.
- Empresarial
No mundo corporativo, as redes de contatos desempenham um papel fundamental. É por meio delas que as parcerias entre as organizações são estabelecidas, promovendo o crescimento dos negócios.
- Pessoal
Auxilia a impulsionar a carreira dos profissionais, oferecendo apoio no desenvolvimento de suas competências e habilidades em suas respectivas áreas de atuação.
- Profissional
O foco desse formato de networking é garantir que as relações sejam feitas para possibilitar a ascensão no trabalho. Afinal, essas conexões propiciam indicações de serviços, promoções de cargo e oportunidades fora do escopo individual de trabalho.
Dicas para fazer networking acadêmico
Seja de forma virtual ou presencial, o networking é responsável por reunir profissionais de diversos segmentos. Quer começar a criar as suas próprias conexões? Confira essas dicas:
- Organize a sua rede de contatos: selecione colegas e professores que você já conhece na sua agenda, e crie categorias e possíveis cenários onde o auxílio deles poderá fazer a diferença no seu cotidiano.
- Utilize as redes sociais: use as redes sociais a seu favor, curtindo e compartilhando conteúdos atrativos sobre temas relacionados à sua área de atuação. Faça um perfil em uma plataforma como o LinkedIn e interaja frequentemente com conexões que pareçam ser interessantes para o seu nicho.
- Marque presença em eventos: nesses encontros, é sempre possível criar vínculos com os seus colegas e estudantes da sua faculdade.
- Faça atividades diferentes: uma ótima oportunidade para expandir os seus contatos é participar de ações, disciplinas e tarefas não obrigatórias. Com isso, você aumenta as chances de interagir com pessoas que estão fora do seu círculo de amigos.
- Seja referência: ter o domínio sobre a sua área de atuação ajudará você a solucionar problemas com excelência. Nesse cenário a sua expertise fará com que mais pessoas conheçam e procurem por você.
Escolha a instituição de ensino ideal para fazer networking
Optar por um ambiente acadêmico que ofereça as mais variadas experiências à sua rotina de estudo é fundamental. Na Uniavan, todos os recursos para expandir a sua rede de contatos estão à sua disposição. Assim, além de garantir um ensino de alta qualidade, você irá formar conexões que irão durar a vida inteira.
Acesse a aba Graduação e conheça nossos cursos e modalidades