Criar e manter uma rotina de estudos é indispensável para qualquer pessoa que deseja obter bons resultados no ano letivo da escola, na faculdade, no trabalho, em um concurso ou em qualquer outro objetivo. Apesar disso, é comum ver pessoas com dificuldade de iniciar esse processo e de mantê-lo.
Diante dessa necessidade, vamos apresentar 5 dicas infalíveis que vão auxiliar você, que deseja ter foco nos seus objetivos e nos estudos. Acompanhe!
1. Faça um planejamento da semana
Esse é o primeiro passo para ter uma rotina de estudos organizada e eficiente. Para isso, avalie o seu dia a dia, considerando compromissos fixos e os horários disponíveis. Dessa forma, é possível planejar o cotidiano de acordo com a sua realidade de demandas.
Criar um calendário semanal e organizar um cronograma personalizado com as matérias que precisam ser estudadas é uma excelente alternativa para visualizar as atividades e garantir que todas as matérias recebam a mesma atenção.
Tente intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que exigem maior esforço. É recomendado variar os conteúdos. Por exemplo: se em um dia você se dedicou à leitura, em outro pode fazer exercícios ou assistir a um vídeo que contemple o tema.
2. Elimine distrações
As distrações estão presentes o tempo todo, e perder o foco dos estudos é muito fácil, principalmente quando se está estudando algum tema que não é tão atrativo para você. Por isso, nos momentos determinados para aprendizado, é importante eliminar qualquer distração.
Isso inclui deixar o celular no modo silencioso e até mesmo distante, pedir aos familiares para que não conversem com você no momento, desativar notificações do computador e desligar televisores e música alta.
3. Revise o conteúdo
O volume de informações obtidas em um dia de estudo é extremamente alto, por isso, precisa ser reforçado. Essa é uma maneira de ver se você realmente aprendeu o que estudou e de absorver ainda mais o conhecimento adquirido.
Para isso, você pode definir a periodicidade das revisões (diária ou semanal) – essas são as mais indicadas, pois as informações ainda estão “frescas” em sua memória. Exercícios de fixação costumam ser ótimas opções, além disso, os tradicionais resumos são excelentes escolhas.
4. Defina o local adequado
Ficar na cama, na mesa da cozinha ou no sofá, além de não ser confortável, pode gerar interrupções, principalmente em famílias maiores. Por isso, nada melhor do que encontrar um lugar confortável, que possa se tornar o ambiente de estudos.
Essa questão é decisiva para ter uma boa rotina de estudos. Isso atribui maior tranquilidade para fixar os conteúdos, resolver exercícios complexos e fazer os textos de anotação ou até mesmo a redação.
O local ideal de estudos deve ter as seguintes características:
- Ser o mais silencioso possível, de preferência distante de barulhos da rua;
- Ficar longe de distrações (como tv ligada, conversas, etc);
- Possuir uma mesa e cadeira próprios, com algum nível de conforto e espaço para os materiais;
- Ser arejado e bem iluminado;
- Ter conexão com a internet.
5. Determine horários para o estudo
Após fazer o planejamento, como mencionado no tópico 1, é importante analisar e estipular a duração dos estudos e o melhor horário, levando em consideração o seu período mais produtivo. Isso porque há quem prefira ler pela manhã, enquanto outros rendem mais à tarde ou à noite.
Desta forma, saber qual é o seu momento de maior concentração e produtividade é indispensável para o sucesso da sua rotina de estudos.
Outro ponto de atenção é o cumprimento do tempo estabelecido para estudar e a garantia de que cada minuto seja dedicado exclusivamente para essa finalidade. Não esqueça de fazer pausas para descanso. Isso vai elevar o rendimento em suas atividades.
Estude na UniAvan
A UniAvan oferece diferentes formas de ingresso no ensino médio, em graduações, pós-graduações e cursos de extensão e descontos especiais. Clique aqui, confira as opções e defina o seu futuro!