Diferente do plano profissional, o plano de carreira pessoal é aquele relacionado às suas conquistas no mercado de trabalho que irão afetar a sua vida no âmbito particular , como estabilidade financeira, horários flexíveis e autonomia.
Com um mercado cada vez mais competitivo, traçar esse plano é importante para que você se conheça e entenda melhor em que aspecto precisa evoluir para alcançar seus objetivos.Veja dicas e saiba por onde começar!
Veja como desenvolver seu plano de carreira pessoal
O primeiro passo para criar um plano de carreira pessoal é saber o seu objetivo. Pode ser o de receber uma promoção e ser promovido de estagiário para funcionário efetivo, mudar de carreira, mudar de área na mesma empresa ou simplesmente ser promovido na função e empresa em que você já se encontra. Com o objetivo estabelecido, você pode passar para as próximas etapas.
Entenda melhor o mercado
Nem todos os objetivos profissionais podem ser alcançados em prazos curtos; o esforço que você deve fazer para alcançá-los dependerá muito de qual meta deseja atingir. É preciso ser realista e objetivo e conhecer realmente como está a situação atual do mercado.
Pesquise as oportunidades disponíveis hoje, assim como remunerações, sempre levando em conta o que te agrada e, claro, as profissões do futuro. Um meio bem interessante de olhar para o seu perfil profissional e entender quão alinhado está com o mercado, é fazendo uma análise SWOT.
Apesar de bastante usada em empresas, é também uma forma de autoavaliação:
- quais são as forças (strengths) que você possui;
- quais são suas fraquezas (weaknesses);
- quais as oportunidades (opportunities) existentes hoje no mercado;
- quais as ameaças (threats) que podem dificultar que você chegue em seu objetivo final.
Defina suas ações de desenvolvimento
Para atingir uma certa posição profissional, é preciso desenvolver competências exigidas no mercado de trabalho, sejam hard skills (habilidades técnicas) ou soft skills (habilidades pessoais).
Uma forma de saber o que exatamente você precisará aprimorar é pesquisar as vagas divulgadas e analisar as competências exigidas. Outra forma de fazer isso é conversar com pessoas que ocupam essa função e entender os conhecimentos técnicos e comportamentais que elas possuem.
Desenvolva suas capacidades investindo na sua formação
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Conhecimentos que há poucos anos não eram obrigatórios se tornaram essenciais em algumas carreiras. Por isso é preciso estar atualizado e desenvolvendo seu conhecimento constantemente.
Se você analisou bem o que é preciso para traçar um plano de carreira pessoal, deve ter notado que saber o seu nível de conhecimento é muito importante. Algumas carreiras exigem diplomas de graduação (seja tecnólogo, bacharelado ou licenciatura), cursos de extensão ou pós-graduação.
Com isso em mente, você já está mais preparado para partir para a ação e progredir na carreira. Para isso, é importante escolher um curso de qualidade e que atenda todas as suas necessidades, como os oferecidos pelo Centro Universitário Avantis – Uniavan.
Agora que você já sabe como começar a fazer um plano de carreira pessoal, conheça os cursos da UniAvan e se torne o profissional que sempre sonhou!