Se você se interessa pela mente humana e cogita trabalhar com a saúde emocional das pessoas, provavelmente já se perguntou qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra. Embora sejam especialidades parecidas, cada uma das profissões tem suas particularidades e diferentes exigências de formação e conhecimento.
A seguir, você irá conhecer melhor cada uma dessas carreiras e compreender as diferenças. Acompanhe!
Afinal, qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra estudam a mente e atuam na promoção da saúde mental dos seus pacientes. As duas profissões tem como objetivo ajudar indivíduos com problemas mentais e psicológicos e, inclusive, podem trabalhar de forma integrada.
Quando alguém é atendido por um psiquiatra, é comum que seja indicado também o acompanhamento psicológico. Também é normal que o paciente faça terapia e precise complementar o tratamento com ajuda psiquiátrica.
Então, quando se busca entender qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra, é importante saber que a principal distinção entre os dois está na formação acadêmica. As duas carreiras exigem cursos diferentes e atuam com processos distintos.
De modo geral, o psiquiatra cuida das questões físicas e químicas ligadas à área cerebral, podendo, inclusive, receitar medicamentos quando necessário. Já o psicólogo trata o lado comportamental ligado aos pensamentos e hábitos.
Como atua o psicólogo?
O psicólogo é formado em Psicologia, uma formação com duração média de cinco anos em que se estuda principalmente a mente e o comportamento humano.
Geralmente, atua em clínicas no atendimento de pacientes que buscam por terapia por questões de ansiedade, depressão, timidez excessiva, problemas de relacionamentos, dificuldades de aprendizagem, entre outros. O psicólogo também pode atuar em áreas como a organizacional, em hospitais, escolas, ONGS e em diversos outros ambientes.
Para prestar um bom atendimento, esse profissional possui um amplo treinamento voltado às terapias e aconselhamento.
Como é a formação e carreira do psiquiatra?
Para ficar mais clara qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra, também é importante conhecer a formação e a carreira de quem trabalha na área psiquiátrica.
Esse profissional, por sua vez, é formado em Medicina e tem especialização no setor psiquiátrico. Logo, para atuar na área voltada às condições mentais patológicas é necessário estudar por no mínimo oito anos (seis de graduação e dois de residência médica).
O psiquiatra trabalha em clínicas e centros de saúde mental, onde tratam pacientes com transtornos mentais adquiridos ou hereditários, como depressão, esquizofrenia, psicopatia, bipolaridade, etc.
Sendo assim, ele é indispensável quando se trata de doenças que vão além do comportamento humano e são causadas por reações químicas no cérebro. Nestes casos, o médico pode prescrever remédios para tratar as desordens biológicas.
Contudo, o tratamento por meio de medicamentos não altera a forma como o paciente lida com as situações cotidianas. Este é o papel do psicólogo. Por essa razão é tão recomendado o tratamento com os dois profissionais concomitantemente.
Gostou de descobrir qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Leia também como escolher uma graduação.
Para conferir mais artigos sobre cursos e carreiras, continue no blog da UniAvan.