O Comitê de Ética em Pesquisa da Avantis (CEP) recebeu a renovação de autorização do Conselho Nacional de Saúde (Conep) para continuar os trabalhos na Faculdade por mais três anos, após atender a todas as exigências de funcionamento. Coordenado pelo professor Paulo Renato Duarte, o CEP aprecia e autoriza a elaboração de pesquisas científicas de diversos segmentos que envolvam seres humanos.
Segundo Paulo, a função do CEP é garantir a proteção e dignidade tanto para as pessoas envolvidas nesses estudos quanto para quem o está desenvolvendo. “O CEP busca evitar riscos não apenas físicos, biológicos, mas também emocional, social. Existe essa preocupação, também, com qualquer trabalho que envolva aspectos psicológicos que possam gerar algum tipo de sofrimento”, explica.
O coordenador ainda salienta que a função do Comitê não é cercear pesquisas, mas garantir a segurança de todos os envolvidos. Ele pontua que ainda existe um entendimento de que só pesquisas na área da saúde passam pela apreciação do Comitê, sendo que o campo de atuação é muito mais amplo. “Numa pesquisa na área organizacional, por exemplo, deve existir uma preocupação com a preservação da identidade dos envolvidos, evitando que eles sejam colocados em alguma situação de vulnerabilidade”, esclarece Paulo.
Em funcionamento desde 2013, o processo de renovação da autorização do CEP durou cerca de quatro meses e foi conduzido pela secretária-executiva do setor, Ágatha Mara Drehmer Dalmas.
Pesquisas de alto risco
O Comitê iniciou o processo para a Faculdade receber a acreditação de autorizar pesquisas consideradas de alto risco, o que seria um serviço pioneiro entre os CEP’s da região. Atualmente, essa validação é feita somente pelo Conep. “O fato da Faculdade ter um Comitê de Ética confere muita credibilidade institucional para a Avantis, que está no caminho para se tornar um Centro Universitário. Isso mostra todo o nosso fomento e apoio à pesquisa científica”, finaliza Paulo.
Deixe um comentário