A união de duas disciplinas, Artes e Sociologia, deu origem a um trabalho inusitado com os estudantes do 2º ano do Colégio Avantis. A pintora mexicana Frida Kahlo, conhecida por suas obras de arte que retrataram a vida sofrida que passou, e o período histórico e cultural helenístico, que marca a difusão da civilização grega, foram os temas centrais para a produção artística apresentada para toda a turma na manhã de quinta-feira, dia 28, e que ficará alguns dias exposta no hall de entrada da faculdade.
Intitulado “Artesociofilosófico na releitura do cotidiano”, o projeto, desenvolvido pelos professores Ieda Ghelhere Cavalheiro e Fábio Noda Hasegawa, teve o objetivo de promover o diálogo entre arte, filosofia e sociologia no ambiente da escola através da prática interdisciplinar e da conscientização dos diferentes atores da comunidade escolar. Segundo os professores, há muito tempo que a arte e a filosofia se articulam em um processo dialético de construção de conhecimento sobre a realidade vivida, por isso a proposta interdisciplinar foi trazida para a sala de aula.
Durante oito semanas os alunos estudaram sobre a pintora Frida Kahlo e suas produções artísticas e também sobre os movimentos que envolveram o Helenismo. A junção de tudo isso resultou em releituras de obras de Frida aos olhos da filosofia e sociologia por meio de cadeiras estilizadas. Para apresentação dos trabalhos finais os alunos ainda transformaram o que aprenderam em caracterizações físicas.
Comentário
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!