O estudo “Doze passos de Narcóticos Anônimos: uma exploração sob a ótica da eficácia”, de autoria do acadêmico do 5° período de Psicologia, Antoani Werner Morelli, foi aceito no VII Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde e III Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências, que será realizado nos dias 30 e 31 de maio, na cidade de São Paulo. O trabalho será exposto em um pôster durante o evento.
Antoani começou a se interessar pelo tema da pesquisa ainda no primeiro período do curso, mas depois de cursar a disciplina de Psicopatologia sentiu-se preparado para dar continuidade ao estudo. Segundo ele, ainda há um pouco de dificuldade para a ciência entender o que é o programa dos 12 Passos utilizado pelos Narcóticos Anônimos e outros.
“Por não ser algo científico, existe um certo desconhecimento a respeito do tema e a minha proposta foi pegar as teorias cientificas existentes na Psicologia e Psiquiatria e fazer uma comparação com o programa de Narcóticos Anônimos”, explica o acadêmico, que iniciou a pesquisa por conta própria e pretende usar o tema como Trabalho de Conclusão e Curso.
Nessa primeira fase, Antoani já conseguiu identificar algumas conclusões sobre o assunto abordado. “Muitos teóricos atestam os Narcóticos Anônimos como parte do processo de recuperação, sendo utilizado num tripé: Psicologia, Psiquiatria e os grupos de mútua ajuda, que é onde ele se encaixa”.
Para a professora Diuvani Tomazoni Alexandre, que está orientando o estudo, o interesse em pesquisar temas na área de formação agrega muito para o aluno, pois ele passa a ter um arsenal maior de conhecimento. “Ao se tornar também um pesquisador, ele será um profissional que estará sempre se atualizando. E isso irá transmitir uma segurança maior até para os futuros pacientes dele” ressalta Diuvani.
Deixe um comentário